Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Imagens

Este blog apenas reporta a realidade, sem seguir cartilhas políticas ou ideológicas, nem apoia extremismos de esquerda ou direita.Não toma partido em questões geo-políticas(sem deixar de condenar crimes de Guerra) .

Este blog apenas reporta a realidade, sem seguir cartilhas políticas ou ideológicas, nem apoia extremismos de esquerda ou direita.Não toma partido em questões geo-políticas(sem deixar de condenar crimes de Guerra) .

Imagens

17
Fev23

Mundo Novo

O apartidário

O lançamento do ChatGPT pela OpenAI no final de novembro do ano passado esteve na ribalta do mundo e deu-nos a conhecer uma tecnologia chamada aprendizagem automática capaz de executar um número surpreendente de coisas. Repare bem na linguagem. Não se trata de inteligência artificial, porque as máquinas não são inteligentes, mas simplesmente programadas para consultar bases de dados e utilizar estatísticas.Enrique Dans escreve neste artigo de opinião sobre a forma como o ChatGPT deslumbrou o mundo ao aplicar modelos de linguagem ao ambiente conversacional mas avisa para os riscos que existem em relação ao pensamento crítico.

 https://tek.sapo.pt/opiniao/artigos/opiniao-o-chatgpt-e-o-declinio-do-pensamento-critico

george_orwell_quem_controla_o_passado_controla_o_f

 O futuro pertence à Estupidez Natural(artigo do Observador por Alberto Gonçalves)

Conhecem o ChatGPT? É o brinquedo do momento, uma página na internet que responde ao que perguntamos e, em teoria, escreve o que lhe pedimos para escrever. Alimenta-se da alegada "inteligência artificial", leia-se da capacidade de uma traquitana em pensar de modo autónomo. Dizem que faz teses académicas razoáveis e instantâneas. Dizem que estabelece um novo paradigma na nossa relação com a tecnologia. Dizem que, na medida em que substitui a intervenção humana, é assustador. Assustei-me e fui ver. 
http://noticias.myweb.vodafone.pt/A4BEV?pageId=9355&externalId=2709&insidePlaceHolder=true&placeHolderUrl=aHR0cDovL2Ntcy1mZS52b2RhZm9uZS5wdC9jbXMtZmUvY29udmVydC9Ob3RpY2lhcy9Ob3RpY2lhX0dlcmFsX0RldGFsaGVzLnhtbCw4ODg4MSw1ODIyMzM5

ler-faz-bem-frase-do-dia-6-1024x1024.jpg

O presidente da APDC adverte que o sistema de inteligência artificial (IA) ChatGPT "tem o risco de as pessoas poderem pensar que se trata de algo que dá sempre respostas certas" e é um desafio para os jornalistas. E esta “é uma questão essencial, até para quem está na área da comunicação social, que é cada vez mais difícil distinguir aquilo que é verdade daquilo que não é, sobretudo quando interagimos com sistemas que não dizem qual é a referência (…) da fonte da origem daquela informação”, alerta o presidente da APDC – Digital Business Community, em entrevista à Lusa.   Aqui  https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/rogerio-carapuca-chatgpt-tem-o-risco-de-as-pessoas-pensarem-que-da-sempre-respostas-certas

21 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub