Este blog apenas reporta a realidade, sem seguir cartilhas políticas ou ideológicas, nem apoia extremismos de esquerda ou direita.Não toma partido em questões geo-políticas(sem deixar de condenar crimes de Guerra) .
Este blog apenas reporta a realidade, sem seguir cartilhas políticas ou ideológicas, nem apoia extremismos de esquerda ou direita.Não toma partido em questões geo-políticas(sem deixar de condenar crimes de Guerra) .
Um foguetão chinês Longa Marcha 6A descolou na madrugada de 6 de agosto no Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan. Este veículo lançou com êxito o primeiro lote do que poderá vir a ser a segunda megaconstelação da Terra, proporcionando conetividade em toda a China e, eventualmente, no mundo. Para já são 18 satélites "Thousand Sails". Sim, este poderá ser o concorrente da Starlink! O plano a longo prazo da China para a constelação Thousand Sails inclui mais de 14.000 satélites capazes de fornecer Internet de alta velocidade em todo o mundo.
A China terá estudado a instalação da Starlink na Ucrânia, tendo constatado a vantagem significativa que deu aos defensores ucranianos, enquanto as linhas de comunicação da Rússia eram muito mais vulneráveis a interferências e ataques.
A SpaceX está sediada nos EUA, o que confere ao Governo norte-americano um maior controlo sobre o seu funcionamento. A SpaceX está a desenvolver uma versão governamental segura da Starlink, conhecida como Starshield. O governo de Xi Jinping está alegadamente preocupado com a vantagem conferida pela Starlink no caso de um conflito militar com os Estados Unidos.
A China não é a única a seguir o exemplo da SpaceX. A Amazon está entre outras empresas que esperam instalar megaconstelações de satélites de Internet no futuro.
O CAOS na órbita terrestre São muitos os projetos que visam colocar os pequenos satélites na órbita baixa terrestre (LEO). No entanto, estas apostas aumentam os receios de que a ocupação da LEO seja em número excessivo, aumentando a possibilidade de colisões, afetando potencialmente outras atividades orbitais e tornando as viagens espaciais ainda mais perigosas do que já são.
Descoberto em 1852, Psyche é um asteroide muito especial. A maioria são simples rochas, mas Psyche é um asteroide metálico com 222 quilómetros de diâmetro, feito quase inteiramente de ferro e níquel. No entanto, tem uma enorme quantidade de metais preciosos, como a platina.